Poderá Gostar Também De:

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Lições de vida: A pressa é inimiga da Perfeição



As amêndoas da sapucaia são muito apreciadas pelos animais silvestres e, especialmente, aproveitadas pelos macacos, capazes como são de alcançar as amêndoas ainda dentro das cumbucas quando elas começam a se abrir lá no alto da árvore.

Aliás, um fato curioso envolve esses animais e a fruta, que, por isso, é também conhecida como cumbuca-de-macaco ou marmita-de-macaco.

Segundo contam Pio Corrêa e vários outros estudiosos, o macaquinho novo, inexperiente, quando se depara com uma sapucaia aberta e cheia de gostosas amêndoas vai com muita sede ao pote, enfiando a mão na cumbuca para pegar um punhado delas, de uma só vez. Assim, quando tenta retirar a mão lá de dentro, ele não consegue ou se machuca, pois sua mão cheia de amêndoas não passa pela estreita abertura da sapucaia.

O macaco velho não age assim. Com a sabedoria de quem aprendeu se machucando algumas vezes quando ainda era jovem, ele usa as pontas dos dedos para retirar as amêndoas uma a uma, enquanto vai comendo.

Ao que parece, foi a predileção dos macacos pelos frutos da sapucaia que deu origem ao provérbio: "Macaco velho não põe a mão em cumbuca!"

Autor: Eurico Teixeira - Texto: FRUTAS DO BRASIl

Quantas vezes ficamos "presos" ou nos machucamos, quando vamos com muito sede ao pote ou quando não queremos abrir mão dos nossos desejos, não é mesmo?

O prudente vê o perigo e esconde-se;
mas os simples passam adiante e sofrem a pena.(Provérbios 22.3)


Postado Por Frankcimarks Oliveira
Fonte: http://www.programamomentoscomjesus.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário