Poderá Gostar Também De:

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Lições de Vida: Saiba Se Expressar


Certa vez um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse o seu sonho:


- Que desgraça, senhor! Exclamou o adivinho. - Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.


- Mas que insolente - Gritou o sultão, enfurecido. Como te atreves a dizer-me tal coisa? Fora daqui!

Chamou os seus guardas e lhe ordenou que lhe dessem cem açoites.

Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho. Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:

- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.

A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saia do palácio, um dos guardas lhe disse admirado:

- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o outro adivinho havia feito. Não entendo porque o primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.

E respondeu-lhe o homem:

- Por certo, meu amigo, que ambos dissemos a mesma coisa. Porém, a diferença está na maneira, na forma, como eu disse a interpretação do sonho para ele...Lembre-se, meu amigo, que tudo depende da maneira como dizemos as coisas para os outros...

* * * * *

Nós precisamos saber buscar a sabedoria e a orientação de Deus em nossas vidas. Muitas vezes, nós dizemos coisas para os outros que, dependendo da forma como nos expressamos, podemos magoar, ferir aos outros. Lembre-se dos ensinamentos de Deus, no livro de provérbios, 15:1 “A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário